Câncer Colorretal

Câncer é um grupo de doenças. Existem mais de cem diferentes tipos de câncer.

Células normais do corpo dividem-se e multiplicam-se para haver o crescimento e a substituição dos  tecidos. Em alguns casos, esta divisão e multiplicação ocorre de maneira desordenada e nestes casos temos a formação de tumores.

Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Os tumores benignos não atingem outros órgãos e, quando extirpados, não recidivam.

Os tumores malignos são câncer. Eles invadem e destroem outros tecidos e órgãos e, por este motivo, é importante realizarmos diagnóstico precoce para tratar melhor o câncer.

O câncer colorretal é uma das patologias mais importantes da civilização moderna. Nos Estados Unidos é o segundo câncer mais comum. Esta doença é potencialmente curável, se o diagnóstico é realizado nos estágios iniciais.

Os principais sintomas do câncer colorretal são:
Sangue nas fezes.
Diarréia e ou constipação.
Fezes mais finas.
Desconforto abdominal.
Dor abdominal ou cólicas.
Sensação de reto ou intestino cheio.
Perda de peso.

O câncer colorretal pode ser prevenido.
A maneira mais correta de tentarmos prevenir esta doença é fazendo a colonoscopia de prevenção, ou seja, antes do paciente apresentar sintomas.

Quando o paciente não tem história familiar de câncer colorretal, seio, útero ou pólipo, a primeira colonoscopia deve se realizada aos 50 anos de idade.

Quando o paciente tem história familiar de  câncer colorretal, seio, útero ou pólipo, a primeira colonoscopia deve ser realizada 10 anos antes da idade que a doença acometeu o familiar. Por exemplo: Se o tio teve câncer colorretal aos 50 anos, os familiares próximos devem realizar a primeira colonoscopia aos 40 anos.

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: