Hemorróidas são veias dilatadas localizadas na área anal. Existem hemorróidas internas, externas e mixtas e esta classificação depende da localização.
Qual a causa das hemorróidas?
A causa exata é desconhecida, entretanto o fato da postura humana ser bípede, contribui para a diminuição do retorno venoso. Outros fatores que contribuem são:
Constipação.
Obesidade.
Gravidez.
Hereditariedade.
Esforços físicos contínuos.
Quais os principais sinais e ou sintomas?
Sangramento anal.
Dor anal.
Prolapso.
Coceira.
Quais os tratamentos que existem para as hemorróidas?
Existem diferentes tratamentos, entre eles:
- Escleroterapia ou Coagulação: Realizada nas hemorróidas internas de 1º grau que sangram. Consiste em injetar uma substância esclerosante ou usar um aparelho de nome Infrared, que coagula as hemorróidas através de raios ultravioletas.
- Ligadura Elástica: Indicada nas hemorróidas internas de 2º e 3º graus. É realizado com pequenos elásticos que estrangulam o mamilo hemorroidário. É um procedimento realizado em consultório, tendo pouco desconforto. Atualmente é um dos métodos mais usados.
- Stapler hemorroidectomia: É um grampeador com grampos de titânio. É utilizado para cirurgia de hemorróidas internas de 2º e 3º graus. Este método não elimina as hemorróidas externas. Geralmente causa mais desconforto que a ligadura elástica e menos desconforto que a hemorroidectomia convencional.
- THD: Ligadura das artérias hemorroidárias guiada por Doppler. Este método é indicado para hemorróidas internas, considerado pouco invasivo, e necessita de material especial composto por anuscópio e Doppler. Este método não retira as hemorróidas externas, ou seja, quando as hemorróidas externas estão presentes, temos que retirá-las de forma convencional.
- Hemorroidectomia convencional: É o método mais completo para remoção das hemorróidas, tanto as internas como as externas.É indicada nas hemorróidas mixtas e em pacientes cuja ligadura elástica falhou. A hemorroidectomia a laser não oferece nenhuma vantagem em relação a hemorroidectomia standard. Os resultados obtidos são os mesmos e, ao contrário do que as pessoas acreditam, a cirurgia a laser não oferece menos dor que a standard.
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo